Este trabalho foi, de facto, muito mais difícil do que eu previa. Já substituí braços de controlo inferiores antes, mas este realmente me desafiou. A principal razão para isso foi a necessidade de 'lutar' com o novo braço de controlo para o colocar de volta na posição - levantando o cubo, baixando-o, sacudindo, puxando, empurrando, chutando, batendo... Todas aquelas coisas que não aconteceram durante a substituição do meu LCA no meu BMW 328i de 99. Ele simplesmente encaixou de volta com bastante facilidade.
Não aqui, por isso esteja avisado.
O braço de controlo dianteiro inferior (LCA) vem com uma rótula e duas buchas prensadas. As minhas custaram 240 CAD cada, no concessionário Acura perto de Toronto. De alguma forma, não consegui encontrar opções aftermarket mais baratas (o meu Bimmer tinha muitas no eBay, mas não para MDX, ou pelo menos para o meu ano).
O primeiro lado levou-me 2 horas para remover o LCA e 2 para colocar um novo de volta e completar o trabalho. O outro lado correu mais suavemente com a experiência que acabei de adquirir. 1 hora para remover, ainda cerca de 2 para instalar, pois encontrei outros problemas inesperados (com as minhas ferramentas).
E aqui está algo interessante - NUNCA teria terminado esse trabalho sem uma ferramenta que você pode nunca pensar que é necessária para o trabalho automotivo - um puxador de cabo com catraca. Consegui remover o LCA com 'ferramentas padrão', mas absolutamente não consegui colocá-lo de volta no lugar sem essa ferramenta brilhante. Então, ou corre o risco e faz sem ela, ou vai buscar um puxador de cabo padrão (cerca de 2 toneladas de tração) - o meu custou 20 dólares na promoção, uma ferramenta muito multiuso, de facto.
OK, aqui está o que você precisa fazer:
1. Levante o carro e prenda-o em pelo menos dois pontos
2. Solte o parafuso da bucha do braço de controlo traseiro (de agora em diante, vamos chamá-lo de RW) na parte inferior (a porca superior é soldada, então não se preocupe, ela não vai girar), mas não o remova completamente! Apenas solte um pouco.
3. Solte o parafuso da bucha do braço de controlo dianteiro (FW). Novamente, não remova, apenas solte.
4. Remova o pino da rótula.
5. Solte e remova a porca que prende a rótula.
6. Use um garfo de separação para remover/soltar a rótula do munhão. Geralmente, bater com muita força é necessário. Se o seu garfo de separação entrou até o fim e a rótula ainda não saiu do munhão, mantenha o garfo até o fim e bata com força por cima (para forçar um movimento direto para cima/para baixo). A minha estava tão presa que isso foi necessário. Se a rótula não sair completamente do munhão, não se preocupe e continue com o procedimento.
7. Quando a rótula sair completamente/ou estiver solta no munhão, pode ser necessário apoiar um pouco o braço de controlo e prosseguir com a remoção dos dois parafusos soltos que prendem o braço de controlo. O meu FW estava extremamente difícil de girar - pensei que ia partir o parafuso. No lado do passageiro, pisei na catraca com o pé para fazê-la girar, e no lado do motorista continuei usando uma barra de força longa para obter força adicional. Demorou muito para remover esse parafuso.
8. O parafuso RW sairá facilmente.
9. Continue a remover a rótula completamente do munhão até que todo o braço de controlo caia livremente no chão. Pode ser necessário levantar o cubo da roda para libertar completamente a rótula, eu levantei-o pelo rotor do freio (observe o macaco na imagem e o rotor muito enferrujado e antigo, com o qual eu não me importava muito, pois seria substituído de qualquer maneira). Tenha cuidado ao fazer isso, no entanto. a) não coloque o macaco sob a própria rótula, pois isso não ajudará a removê-la, b) não dobre uma cobertura de poeira de metal do freio, ou lembre-se de 'desdobrá-la' c) não danifique os seus rotores - use um pedaço de madeira para protegê-los.
10. Mexa e o braço de controlo deve cair.
- REMONTAGEM -
Isso pode ser difícil, então seja criativo.
10. Coloque a bucha FW na sua ranhura, empurre (chute) se necessário. Não precisa ser preciso, apenas coloque um pouco.
11. Certifique-se de que a bucha RW está aproximadamente posicionada OK para entrar na sua ranhura, mas não force ainda.
12. Coloque a rótula de volta no munhão. Usei Anti-Seize no interior do munhão para impedir que duas peças de metal se unissem por ferrugem. Esta etapa pode ser difícil, levantar/abaixar o cubo da roda e chutar com força pode ser necessário. Assim que a rótula entrar no munhão, use a porca original para apertá-la à mão. Em seguida, levante o cubo levantando por baixo da rótula para forçá-la melhor e apertar mais.
12. Chute o cubo com força pela lateral para forçar a bucha FW para a posição correta. Chutar deve ser suficiente para conseguir isso. Tente inserir o parafuso original de volta através da montagem da estrutura e da bucha do braço de controlo e aperte-o.
12b. Se não conseguir alinhar a abertura para o parafuso entrar, retire o puxador de cabo. Prenda uma extremidade (com a polia) do puxador de cabo ao lado oposto da carroceria do carro. Encontre um ponto muito sólido na estrutura ou berço do motor. Prenda a outra extremidade do puxador de cabo ao .... bem, aqui não vou dizer a que prendi, pois alguns vão pensar que sou um idiota. Bem, seja criativo e encontre um ponto perto do cubo da roda que permita puxar para alinhar a abertura do parafuso da bucha FW. Funcionou como um encanto para mim, alguns puxões e lindamente na posição correta. Empurre e aperte o parafuso.
13. Levante o cubo da roda (pela parte inferior da rótula está OK) para aproximadamente a altura normal da roda (como se o carro estivesse no chão).
14. Chute a extremidade RW do braço de controlo para a sua posição. Isso absolutamente não funcionou para mim. Puxador de cabo o tempo todo. Novamente, encontre um bom ponto de montagem no lado oposto da carroceria do veículo e prenda o cabo do puxador de cabo ao redor do braço de controlo (ou agarre-o se tiver um gancho grande ou algo assim). Puxe e ele entrará graciosamente na sua posição (não tem outra escolha, pois as outras duas extremidades de montagem já foram recolocadas). Empurre o parafuso de baixo para cima e aperte.
15. Aperte os três pontos e está FEITO!
16. Ah, não se esqueça do pino na nova rótula.
De longe, a parte mais difícil foi alinhar o LCA de volta na posição, então boa sorte com isso.
Não aqui, por isso esteja avisado.
O braço de controlo dianteiro inferior (LCA) vem com uma rótula e duas buchas prensadas. As minhas custaram 240 CAD cada, no concessionário Acura perto de Toronto. De alguma forma, não consegui encontrar opções aftermarket mais baratas (o meu Bimmer tinha muitas no eBay, mas não para MDX, ou pelo menos para o meu ano).
O primeiro lado levou-me 2 horas para remover o LCA e 2 para colocar um novo de volta e completar o trabalho. O outro lado correu mais suavemente com a experiência que acabei de adquirir. 1 hora para remover, ainda cerca de 2 para instalar, pois encontrei outros problemas inesperados (com as minhas ferramentas).
E aqui está algo interessante - NUNCA teria terminado esse trabalho sem uma ferramenta que você pode nunca pensar que é necessária para o trabalho automotivo - um puxador de cabo com catraca. Consegui remover o LCA com 'ferramentas padrão', mas absolutamente não consegui colocá-lo de volta no lugar sem essa ferramenta brilhante. Então, ou corre o risco e faz sem ela, ou vai buscar um puxador de cabo padrão (cerca de 2 toneladas de tração) - o meu custou 20 dólares na promoção, uma ferramenta muito multiuso, de facto.
OK, aqui está o que você precisa fazer:
1. Levante o carro e prenda-o em pelo menos dois pontos
2. Solte o parafuso da bucha do braço de controlo traseiro (de agora em diante, vamos chamá-lo de RW) na parte inferior (a porca superior é soldada, então não se preocupe, ela não vai girar), mas não o remova completamente! Apenas solte um pouco.
3. Solte o parafuso da bucha do braço de controlo dianteiro (FW). Novamente, não remova, apenas solte.
4. Remova o pino da rótula.
5. Solte e remova a porca que prende a rótula.
6. Use um garfo de separação para remover/soltar a rótula do munhão. Geralmente, bater com muita força é necessário. Se o seu garfo de separação entrou até o fim e a rótula ainda não saiu do munhão, mantenha o garfo até o fim e bata com força por cima (para forçar um movimento direto para cima/para baixo). A minha estava tão presa que isso foi necessário. Se a rótula não sair completamente do munhão, não se preocupe e continue com o procedimento.
7. Quando a rótula sair completamente/ou estiver solta no munhão, pode ser necessário apoiar um pouco o braço de controlo e prosseguir com a remoção dos dois parafusos soltos que prendem o braço de controlo. O meu FW estava extremamente difícil de girar - pensei que ia partir o parafuso. No lado do passageiro, pisei na catraca com o pé para fazê-la girar, e no lado do motorista continuei usando uma barra de força longa para obter força adicional. Demorou muito para remover esse parafuso.
8. O parafuso RW sairá facilmente.
9. Continue a remover a rótula completamente do munhão até que todo o braço de controlo caia livremente no chão. Pode ser necessário levantar o cubo da roda para libertar completamente a rótula, eu levantei-o pelo rotor do freio (observe o macaco na imagem e o rotor muito enferrujado e antigo, com o qual eu não me importava muito, pois seria substituído de qualquer maneira). Tenha cuidado ao fazer isso, no entanto. a) não coloque o macaco sob a própria rótula, pois isso não ajudará a removê-la, b) não dobre uma cobertura de poeira de metal do freio, ou lembre-se de 'desdobrá-la' c) não danifique os seus rotores - use um pedaço de madeira para protegê-los.
10. Mexa e o braço de controlo deve cair.
- REMONTAGEM -
Isso pode ser difícil, então seja criativo.
10. Coloque a bucha FW na sua ranhura, empurre (chute) se necessário. Não precisa ser preciso, apenas coloque um pouco.
11. Certifique-se de que a bucha RW está aproximadamente posicionada OK para entrar na sua ranhura, mas não force ainda.
12. Coloque a rótula de volta no munhão. Usei Anti-Seize no interior do munhão para impedir que duas peças de metal se unissem por ferrugem. Esta etapa pode ser difícil, levantar/abaixar o cubo da roda e chutar com força pode ser necessário. Assim que a rótula entrar no munhão, use a porca original para apertá-la à mão. Em seguida, levante o cubo levantando por baixo da rótula para forçá-la melhor e apertar mais.
12. Chute o cubo com força pela lateral para forçar a bucha FW para a posição correta. Chutar deve ser suficiente para conseguir isso. Tente inserir o parafuso original de volta através da montagem da estrutura e da bucha do braço de controlo e aperte-o.
12b. Se não conseguir alinhar a abertura para o parafuso entrar, retire o puxador de cabo. Prenda uma extremidade (com a polia) do puxador de cabo ao lado oposto da carroceria do carro. Encontre um ponto muito sólido na estrutura ou berço do motor. Prenda a outra extremidade do puxador de cabo ao .... bem, aqui não vou dizer a que prendi, pois alguns vão pensar que sou um idiota. Bem, seja criativo e encontre um ponto perto do cubo da roda que permita puxar para alinhar a abertura do parafuso da bucha FW. Funcionou como um encanto para mim, alguns puxões e lindamente na posição correta. Empurre e aperte o parafuso.
13. Levante o cubo da roda (pela parte inferior da rótula está OK) para aproximadamente a altura normal da roda (como se o carro estivesse no chão).
14. Chute a extremidade RW do braço de controlo para a sua posição. Isso absolutamente não funcionou para mim. Puxador de cabo o tempo todo. Novamente, encontre um bom ponto de montagem no lado oposto da carroceria do veículo e prenda o cabo do puxador de cabo ao redor do braço de controlo (ou agarre-o se tiver um gancho grande ou algo assim). Puxe e ele entrará graciosamente na sua posição (não tem outra escolha, pois as outras duas extremidades de montagem já foram recolocadas). Empurre o parafuso de baixo para cima e aperte.
15. Aperte os três pontos e está FEITO!
16. Ah, não se esqueça do pino na nova rótula.
De longe, a parte mais difícil foi alinhar o LCA de volta na posição, então boa sorte com isso.