Acura MDX SUV Forums banner

2005 Acura MDX Touring VTM4, luzes ABS e VSA acesas

1.4K views 8 replies 2 participants last post by  habbyguy  
#1 · (Edited)
Tenho um Acura MDX Touring 2005 com 160.000 milhas. Recentemente, substituí os amortecedores traseiros. Alguns dias depois, encontrei um problema em que o carro não dava a partida em um estacionamento depois que peguei algumas compras. Liguei para a AAA e eles tentaram dar a partida no carro com cabos, mas não tiveram sucesso. Eles tentaram bater no motor de partida algumas vezes enquanto me pediam para continuar tentando dar a partida, mas ainda não funcionou. Senti um pouco de cheiro de queimado. Tive que rebocar o carro para a oficina do mecânico. O mecânico diagnosticou o problema e mencionou que o motor de partida estava quebrado e precisava ser substituído. Mandei substituir o motor de partida, mas quando peguei o carro, notei que a luz do sensor VTM-4 estava acesa. O mecânico diagnosticou o problema novamente e disse que poderia estar relacionado ao cabo de aterramento e recomendou substituí-los. Substituímos os cabos de aterramento alguns dias depois, conforme sugerido. No entanto, agora, ao dirigir, o ABS de repente começou a frear sozinho, e as luzes ABS, VSA e VTM-4 acenderam. O mecânico disse que existem vários códigos de erro em vsa/abs, incluindo:
  • Sensor da roda traseira esquerda aberto ou em curto
  • Falha do sensor de velocidade traseiro esquerdo
  • Falha do pulsar traseiro esquerdo
  • Falha do sensor de taxa de guinada
  • Roda traseira esquerda travada
  • Falha de tensão da bateria
  • Falha do interruptor do freio
  • Falha de relação ECM/PCM
  • Falha da fonte de alimentação interna
O mecânico disse que não poderia consertar isso e me aconselhou a levá-lo a uma concessionária. Como o carro é velho e eu não queria gastar muito mais, levei-o a outro mecânico próximo. Ele diagnosticou o problema e disse que o módulo de controle do ABS precisava ser substituído, o que ele acha que resolverá o problema do ABS e possivelmente também o VTM-4. Ele cotou US$ 900 por este trabalho. Não tenho certeza se esta é a solução certa e se devo gastar muito mais dinheiro em um carro velho. Por favor, ajude a compartilhar seus pensamentos e qualquer orientação sobre isso. Obrigado.

#2 ·
Há uma série de coisas que podem causar o sintoma que você descreve (a única coisa em que podemos nos basear neste momento). Seu mecânico pode estar lhe dando boas informações, ou talvez não - não há como saber pelo que você digitou acima.

A coisa prudente a fazer seria conectar um scanner e ver quais códigos o carro apresenta, o que deve reduzir drasticamente o problema. Idealmente, se você pudesse encontrar uma ferramenta de digitalização bidirecional específica da Honda, você obteria informações mais específicas, mas, na falta disso, mesmo um leitor genérico o levará anos-luz à frente de onde você está agora.

Nos dê as informações sobre os códigos, e podemos (ou não) ajudar.

#3 ·
Obrigado pela resposta, os códigos fornecidos pelo mecânico anterior, conforme a captura de tela do leitor, são os seguintes. Espero que isso possa ajudar a identificar o problema.
  • 17-1 Sensor da roda traseira esquerda aberto ou em curto
  • 18-1 Falha do sensor de velocidade traseiro esquerdo
  • 24-1 Falha do pulsar traseiro esquerdo
  • 25-1 Falha do sensor de taxa de guinada
  • 44-1 Roda traseira esquerda travada
  • 61-1 Falha na tensão da bateria
  • 68-1 Falha do interruptor de freio
  • 83-1 Falha na relação ECM/PCM
  • 86-1 Falha na relação CAN
  • 112-1 Falha na fonte de alimentação interna

#4 ·
Tenho um Acura MDX Touring 2005 com 160.000 milhas. Recentemente, substituí os amortecedores traseiros. Alguns dias depois, encontrei um problema em que o carro não dava a partida em um estacionamento depois que peguei algumas compras. Liguei para a AAA e eles tentaram dar a partida no carro, mas não tiveram sucesso. Eles tentaram bater no motor de partida algumas vezes enquanto me pediam para continuar tentando dar a partida, mas ainda não funcionou. Senti um pouco de cheiro de queimado. Tive que rebocar o carro para a oficina do mecânico. O mecânico diagnosticou o problema e mencionou que o motor de partida estava quebrado e precisava ser substituído. Mandei substituir o motor de partida, mas quando peguei o carro, notei que a luz do sensor VTM-4 estava acesa. O mecânico diagnosticou o problema novamente e disse que poderia estar relacionado ao cabo de aterramento e recomendou substituí-los. Substituímos os cabos de aterramento alguns dias depois, conforme sugerido. No entanto, agora, ao dirigir, o ABS de repente começou a frear sozinho, e as luzes ABS, VSA e VTM-4 acenderam. O mecânico disse que existem vários códigos de erro em vsa/abs, incluindo:
  • Sensor da roda traseira esquerda aberto ou em curto
  • Falha do sensor de velocidade traseiro esquerdo
  • Falha do pulsar traseiro esquerdo
  • Falha do sensor de taxa de guinada
  • Roda traseira esquerda travada
  • Falha de tensão da bateria
  • Falha do interruptor de freio
  • Falha de relação ECM/PCM
  • Falha da fonte de alimentação interna
O mecânico disse que não poderia consertar isso e me aconselhou a levar a um revendedor. Como o carro é velho e eu não queria gastar muito mais, levei-o a outro mecânico próximo. Ele diagnosticou o problema e disse que o módulo de controle do ABS precisava ser substituído, o que ele acha que corrigirá o problema do ABS e possivelmente o VTM-4 também. Ele cotou US$ 900 por este trabalho. Não tenho certeza se esta é a solução certa e se devo gastar muito mais dinheiro em um carro velho. Por favor, ajude a compartilhar seus pensamentos e qualquer orientação sobre isso. Obrigado.
Eu postei os códigos acima, espero que isso ajude a me guiar

#5 ·
Isso é um monte de sistemas muito específicos / aparentemente um tanto sem relação para mostrar códigos. Eu vejo que há uma falha relacionada à voltagem, o que me faria perguntar se alguns (se não todos) os outros códigos poderiam ter sido acionados por um evento de baixa voltagem (como uma bateria fraca / alternador ruim, etc.). Quando tenho muitos códigos de falha aparentemente aleatórios, geralmente os registro, depois os reinicio todos e vejo quais (se houver) retornam.

#6 ·
Isso é um monte de sistemas muito específicos / aparentemente um tanto não relacionados mostrando códigos. Eu vejo que há uma falha relacionada à voltagem, o que me faz perguntar se alguns (se não todos) os outros códigos poderiam ter sido acionados por um evento de baixa voltagem (como uma bateria fraca / alternador ruim, etc.). Quando tenho muitos códigos de falha aparentemente aleatórios, geralmente os registro, depois os reinicio todos e vejo quais (se houver) retornam.
Meu primeiro mecânico redefiniu os códigos e eles voltaram, ele disse que há uma falha de energia em um dos sensores da roda traseira e que deve ser aberto para olhar a fiação que está causando, o que ele não pode fazer, o segundo disse que o controlador do ABS precisa ser substituído, o que custa $ 900 por uma peça usada. Não tenho certeza agora do que é certo e se devo gastar tanto dinheiro, pois não para de puxar mais. Por favor, sugira

#7 ·
Existem procedimentos para limpar erros VSA / ABS - estou supondo que deve haver alguma menção sobre isso neste fórum (ou em fóruns semelhantes). Eu não tenho acesso ao meu manual de serviço de fábrica, mas procure por isso e você deve ser capaz de encontrar um download gratuito e fácil... o FSM é seu melhor amigo quando você está perseguindo um problema como este. Eu tentaria isso - espero que o processo para o 1G MDX não exija um laptop executando HDS (Honda Diagnostic System), mas apenas a ligação de pinos no conector OBD (assustador para alguns, mas não tão difícil).

#8 ·
Existem procedimentos para limpar erros VSA / ABS - estou supondo que deve haver alguma menção sobre isso neste fórum (ou em fóruns semelhantes). Eu não tenho acesso ao meu manual de serviço de fábrica, mas procure por isso e você deve ser capaz de encontrar um download gratuito e fácil... o FSM é seu melhor amigo quando você está perseguindo um problema como este. Eu tentaria isso - espero que o processo para o 1G MDX não exija um laptop executando HDS (Honda Diagnostic System), mas apenas curto-circuito de pinos no conector OBD (assustador para alguns, mas não tão difícil).
Obrigado pela resposta, o primeiro mecânico já tentou limpar os códigos, mas eles voltaram logo depois que eu dirigi.
Posso saber se a substituição da unidade de controle do ABS por uma usada é uma taxa razoável de US$ 900 com mão de obra. É isso que o segundo mecânico está pedindo.

#9 ·
FWIW, os módulos ABS usados são muito baratos no eBay (e sem dúvida em outros lugares). Não acho que eles precisem de programação para funcionar, mas você deve pesquisar isso. Isso não quer dizer que qualquer pessoa possa simplesmente trocar um módulo ABS (com ou sem programação), mas certamente vale a pena investigar.

Eu acho que você se beneficiaria verificando este tópico sobre o mesmo assunto...